Como investir em ações? 5 regras básicas para começar bem!

Como investir em ações? 5 regras básicas para começar bem!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

como investir em ações

Existe uma ideia de que somente podem comprar ações aqueles figurões milionários, e que têm muito para investir. Mas a verdade é que esse tipo de investimento financeiro está à disposição de qualquer pessoa que tenha foco e objetivos bem claros.

Se você gostaria de fazer isso, mas não tem ideia de como investir em ações, veio ao lugar certo. Veja agora o guia com 5 regras básicas que preparamos para você não errar com os seus investimentos.

1. Entenda que investir em ações não é ganhar dinheiro fácil

Para quem não tem experiência no assunto ou que conhece alguém que investe em ações, pode ficar a impressão errada que essa é a forma mais fácil de ganhar dinheiro fazendo nada. A verdade é que nem sempre os rendimentos serão rápidos e volumosos. Da mesma forma, não significa que você colocará o seu dinheiro na gaveta mágica de ações e no dia seguinte poderá colher frutos de ouro. Nesse mercado, é preciso acompanhar a evolução dos seus investimentos de perto e ter paciência para que o retorno chegue.

2. Saiba como investir em ações de acordo com o seu perfil

Cada pessoa tem um perfil de investimento diferente. Você pode ser conservador, moderado ou arrojado. Isto é, pode preferir trabalhar com mais segurança e rendimentos menores, ou chegar no outro extremo com mais riscos e lucros mais altos. Por isso, se você se pergunta como investir em ações, saiba que o primeiro passo é entender em qual grupo você se encaixa. Isso vai te ajudar a separar quais são as ações mais adequadas para o seu dinheiro ou o seu momento de vida.

como investir em ações

3. Faça um planejamento dos seus investimentos

Para tudo na vida é importante ter planejamento. Se você faz isso para os seus negócios, para a viagem de férias, por que não fazer também com as ações que vai comprar? Na prática, isso significa entender quais são os resultados esperados em curto, médio e longo prazo. E, consequentemente, quais são as estratégias e abordagens que você terá para que essas metas sejam atingidas. O interessante é ter uma parcela do seu dinheiro investida em cada uma dessas ações diferentes. Dessa forma, você terá um curto prazo que traz retornos e também a segurança de um longo prazo saudável.

4. Diversifique os mercados investidos

Assim como é importante saber como investir em ações focando em prazos de retorno diferentes, é fundamental que você saiba onde colocar o seu dinheiro. Ou seja, que você diversifique os seus investimentos para que não se torne refém de um mesmo mercado. Nesse sentido, se uma das empresas for a falência ou se um mercado inteiro sofrer uma baixa, você não sofrerá um impacto muito grande.

5. Escolha bons parceiros e assessores

Investir em ações não é uma transação que se faça no caixa eletrônico. Para isso, é preciso ter uma corretora parceira que o ajudará a passar por todas as etapas. Nesse sentido, a melhor dica possível é que você tenha ao seu lado parceiros, assessores e corretores que saibam o que estão fazendo, tragam segurança para o seu negócio e, principalmente, trabalhem com transparência. Também é fundamental que você mantenha o controle sobre as taxas administrativas e entenda se elas te ajudam a ganhar dinheiro ou consomem todo o seu lucro.

Se a sua dúvida era sobre como investir em ações, não existem motivos para ela existir mais. Esse é um movimento financeiro que traz muito potencial, principalmente se for feito com foco e entendimento total da situação. Por isso, se você quer fazer seu dinheiro render mais, procure parceiros de confiança, diversifique seus investimentos em mercados distintos e focando resultados em prazos diferentes. Acima de tudo, respeite o seu perfil e acompanhe a evolução do rendimento de perto.

Você ficou com alguma dúvida sobre como investir em ações? Use a nossa caixa de comentários para fazer suas perguntas.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×