Você sabe o que é mindset e como ele influencia na sua vida?

Você sabe o que é mindset e como ele influencia na sua vida?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

mindset

Você já parou para notar que existem algumas pessoas que parecem ter nascido para empreender? Ou que algumas têm bastante facilidade para provocar grandes mudanças na vida, adoção de novos hábitos etc.? Há ainda aquele grupo de pessoas que trabalham para manter a estabilidade e não se importam tanto assim em quebrar paradigmas pessoais, como abrir o próprio negócio.

A verdade por trás desses comportamentos está no mindset delas. Você sabe o que exatamente isso significa?

Se você se interessa por comportamento humano e quer entender os porquês das diferentes personalidades, fique ligado no post que preparamos. Aprenda tudo sobre mindset e como ele influencia na sua vida.

O que é mindset?

De maneira literal, mindset é a maneira de pensar que uma pessoa tem. Isto é, os padrões, comportamentos recorrentes e crenças que definem como nos sentimos e agimos perante o mundo. Essas características são únicas em cada pessoa, pois são suas histórias de vida e cenários nos quais elas aconteceram que constroem o mindset de cada indivíduo. Por exemplo, uma pessoa que passou dificuldades financeiras no início da vida dificilmente vai querer arriscar a sua estabilidade atual para começar a empreender.

Quais são os dois caminhos possíveis do mindset?

Apesar de mindsets serem muito particulares e atrelados à história de vida de cada pessoa, de uma maneira geral, eles podem ser divididos em dois grandes grupos: o fixo e o progressivo. O primeiro deles se refere àquelas pessoas que têm mais dificuldade para acreditarem em si mesmas. Geralmente são indivíduos pessimistas, que acham que não nasceram para fazer algo específico e não podem se desenvolver ao longo da vida.

mindset

Já as pessoas com o mindset progressivo são aquelas que acreditam na própria capacidade de se desenvolver. Para elas, o segredo está em ter paciência, dedicação e foco no objetivo que certamente será conquistado. Se você leu este parágrafo e já está imaginando que os vencedores pertencem ao segundo grupo, está coberto de razão.

É possível transformar o próprio mindset?

A forma com que reagimos instintivamente ou pensamos as diferentes situações do dia a dia vêm sendo construídas desde o nascimento. Por isso, transformar o próprio mindset não é algo que acontece da noite para o dia. Entretanto, é possível fazer isso e o primeiro passo é o autoconhecimento. Somente quando entendemos nossas limitações e as crenças que nos levaram a construí-las é que podemos agir e provocar a mudança. Depois disso, é preciso ter paciência para passar por todo esse processo. E essa atitude por si só já é uma mudança para um mindset mais progressivo.

Como o foco no que é positivo influencia os resultados?

Muito tem sido falado sobre quanto é prejudicial manter relacionamentos com pessoas tóxicas. O motivo por trás disso está no fato de que o pensamento negativo é “contagioso”. Ou seja, pode ser muito fácil nos deixarmos levar por uma visão pessimista da vida e deixarmos de focar nos resultados verdadeiramente positivos.

Mas a verdade é que faz parte da vida enfrentar desafios e trabalhar para vencê-los, as intercorrências sempre existirão. Entretanto, quando nos permitimos enxergar o lado bom das situações, temos em mãos o poder de reconhecer nossas qualidades como a criatividade, resiliência e até o poder de vencer. Manter-se positivo afeta diretamente a nossa autoconfiança e afasta inseguranças que podem ser paralisantes.

O mindset é algo que se desenvolve nos nossos cérebros desde que nascemos. Mas ele não está cravado em pedra e é possível mudar a forma que enxergamos o mundo e lidamos com situações difíceis. Pensando nisso, em qual perfil você acha que se encaixa? Conte nos comentários se você tem um mindset fixo ou progressivo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×