O mínimo que você precisa saber para não arruinar os seus investimentos financeiros

O mínimo que você precisa saber para não arruinar os seus investimentos financeiros

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

investimentos financeiros

Deixar o dinheiro parado em uma poupança está entre as piores coisas que você pode fazer. Você não apenas deixará de lado a oportunidade de fazê-lo render, como também perderá parte do seu poder de compra em pouco tempo. Por isso, fazer investimentos financeiros é a melhor solução para o seu dinheiro, independentemente da quantia que você tem disponível.

Mas a verdade é que esse parece ser um movimento complicado e cheio de jargões que dificultam o entendimento. Na prática, a falta de conhecimento se transforma em insegurança, e o seu dinheiro continua parado enquanto você cria coragem para investir.

Pensando nisso, preparamos um post com o mínimo de informações que você precisa saber para não arruinar os seus investimentos financeiros. Leia este texto até o final e entenda.

Todos os investimentos financeiros têm riscos

É muito comum ouvir as pessoas dizerem que não têm coragem de fazer investimentos financeiros, pois essas são opções muito arriscadas. A verdade é que todos eles oferecem riscos. A grande diferença está no tamanho da sua ousadia, mas principalmente no conhecimento que você tem sobre o tema. E mesmo que você seja um iniciante no assunto, é possível fazer pesquisas rápidas na internet, informar-se e encontrar a melhor alternativa para as suas necessidades.

Nunca invista todo o seu dinheiro em um só lugar

Existe um conceito básico para todos os investimentos financeiros que é a diversificação. Basicamente, é o ato de escolher diferentes perfis de aplicações e dividir o seu dinheiro entre elas. Por exemplo: você pode separar o montante total em três fatias (não necessariamente iguais) e colocá-las em fundos que tragam retornos a curto, médio e longo prazo. Ou ainda, escolher diferentes setores e mercados para investir. Ou seja, uma parte pode ir para títulos públicos, outra para fundos imobiliários, produtos de renda fixa etc.

investimentos financeiros

Não caia no conto do dinheiro fácil

Quando pensamos em investimentos financeiros, a primeira frase clichê que vem à mente é “colocar o seu dinheiro para trabalhar por você”. Nesse ponto, é importante deixarmos claro que mesmo os investimentos que trazem um bom retorno não estão livres de trabalho por parte do investidor.

Mesmo que conte com a assessoria de profissionais renomados e de confiança, é preciso que você se mantenha, no mínimo, bem informado sobre o que está acontecendo com a economia brasileira, o setor no qual você investiu e as consequências de todos os fatores externos no rendimento do seu dinheiro. Investir não é ganhar dinheiro fácil, mas usar a sua inteligência para fazê-lo render mais. E isso nos leva diretamente ao próximo tópico.

Mantenha-se informado o tempo todo

Em cenários de crise econômica, uma única variável pode trazer grandes consequências para o seu investimento. Por exemplo, em uma única investigação da Polícia Federal, as suas ações podem baixar de preço absurdamente. Nesses casos, é preciso ter conhecimento para que você tome a melhor atitude possível, seja ela mudar o seu dinheiro de lugar, ou mantê-lo lá na esperança de recuperação. Independentemente da situação, e mesmo que você ainda se considere um iniciante, comece a estudar já.

Investimentos financeiros são parte importante da economia de um país. Mais do que isso, são fundamentais para a saúde financeira de uma pessoa e o seu crescimento. Mas para que o seu dinheiro renda e você consiga aproveitar esse retorno, é preciso se manter informado, entender o que está por trás de cada aplicação e acompanhar de perto a sua evolução.

Você tem dúvidas sobre investimentos financeiros? Aproveite a nossa caixa de comentários para postar suas perguntas!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×