Mindset: como ele atua no seu sucesso?

Mindset: como ele atua no seu sucesso?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

mindset

O sucesso de uma empresa ou de um empreendedor depende da superação de muitos desafios. Desde o início do negócio, quando a meta é colocar a empresa para rodar, até quando ela já está estabelecida e precisamos fazer com que ela continue crescendo e ganhando mais espaço no mercado.

Independentemente de qual fase você se encontra, existe um ponto comum que faz toda a diferença no seu sucesso: o mindset. Por isso, se você quer conquistar novos territórios de uma vez por todas, chegou ao lugar certo. Veja agora como o seu mindset atua no seu sucesso.

O que é o mindset?

Antes de explicarmos exatamente o que está por trás desse conceito, é preciso entendermos que o cérebro humano adora padrões. Ou seja, ele gosta de saber como reagir frente a diversas situações diferentes para que seja mais eficiente. Com isso em mente, mindset é a programação da sua mente. Isto é, como o seu cérebro está acostumado a reagir frente a diferentes situações do dia a dia.

Qual é o mindset padrão dos seres humanos?

A resposta para essa pergunta pode ser bastante nebulosa, afinal de contas, nenhum ser humano é igual ao outro. Mas para facilitar a compreensão, vamos separar as pessoas em dois grupos: o fixo e o progressivo. O primeiro deles é formado por pessoas que, de maneira geral, parecem mais pessimistas frente aos desafios da vida. Por isso, eles têm mais dificuldades de atingir o sucesso.

Mas você já percebeu que algumas pessoas parecem simplesmente terem nascido para empreender e quebrar paradigmas? Esses são os indivíduos que têm o mindset progressivo, que não se intimidam pelos desafios. Ao contrário disso, as pedras no caminho são como um combustível que os dá mais força para vencê-las.

mindset

Mindset: como ele atua no seu sucesso?

Nesse ponto, você já deve ter percebido que aqueles que têm o mindset progressivo são os que atingem o sucesso mais rapidamente. Isso acontece porque esse modo de pensar incorpora o erro como parte do processo, ao invés de uma barreira. Ou seja, quando algo dá errado, essas pessoas exercitam a avaliação crítica sobre a situação, entendem qual foi o engano e aprendem com ele.

Basicamente essa é uma atitude que coloca os profissionais em uma posição de constante aprendizado, o que possibilita a melhora progressiva nas suas rotinas. Essas são pessoas que entendem que é preciso se aprofundar cada vez mais no conhecimento para que as soluções criadas sejam sempre melhores que as anteriores.

É possível reprogramar o cérebro?

Se você leu essas descrições e percebeu que o seu mindset está mais próximo do fixo que do progressivo, não há motivos para desespero. A verdade é que é possível reprogramar o cérebro e desenvolver um mindset voltado para o sucesso.

O primeiro passo é entender que todo mundo tem potencial para isso, basta ter paciência e constante vigilância. Em seguida, é preciso entender onde estão as suas fraquezas e trabalhar para superá-las. Depois, encare os desafios de frente, como formas de aprendizado. A cada nova dificuldade superada, você estará pronto para assumir um novo tipo de provocação. E, por fim, abandone todas as crenças que possam te limitar. Por exemplo, acreditar que você não pode trabalhar com administração, pois nunca foi bom em matemática. Lembre-se que todos temos capacidade para isso, basta procurar o aprendizado.

O seu mindset é como o seu cérebro responde aos estímulos que ele recebe. Quando ele é voltado ao aprendizado, todos os desafios são vistos como oportunidades de crescimento e, consequentemente, de atingir o sucesso.

Com base em tudo o que você leu agora, responda nos comentários: qual é o seu mindset e como você pode usar essas informações para atingir os objetivos que busca?

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×