Empreendedorismo: 4 passos para ter uma mentalidade vencedora

Empreendedorismo: 4 passos para ter uma mentalidade vencedora

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

empreendedorismo

O Brasil é um país em desenvolvimento que concentra três características perfeitas para o desenvolvimento do empreendedorismo: tem grande potencial, é resistente e tem espaço para medidas. Na prática, isso significa que as novas empresas que conseguem sobreviver aos primeiros anos aqui, têm chances de crescerem bastante se forem bem administradas.

Além disso, estamos num cenário a partir do qual surgem dois perfis de empreendedores: aqueles que enxergam oportunidades imperdíveis e aqueles que não tem outra opção senão criar o próprio negócio.

Independentemente do seu perfil, preparamos um post completo com 4 passos para ter uma mentalidade vencedora. Então, leia este texto até o final e aprenda como se manter sempre no caminho certo.

1. Saiba exatamente quais são suas crenças limitantes

Na vida de um empreendedor existem dois tipos de limites: aqueles que realmente o impedem de conquistar algo e aqueles que acreditamos que existam. O primeiro caso pode ser a falta de dinheiro para o desenvolvimento de um novo produto, por exemplo, o que é algo concreto. Mas o segundo são aquelas crenças que temos e que nos impedem de crescer nos negócios. Podem ser inseguranças ou a falta de conhecimento sobre determinados assuntos. O mais importante é conseguir identificá-las e agir para que elas não te impeçam de tomar decisões importantes que vão alavancar o seu negócio.

empreendedorismo

2. Agir por impulso é um erro no empreendedorismo

Ações e decisões tomadas por impulso geralmente têm uma grande carga emocional. Isto é, elas são guiadas por sentimentos e não necessariamente por argumentos racionais. Nesses casos, as chances de cenários futuros e consequências dessa decisão terem sidos levados em consideração são muito pequenas. E para os negócios, essa é uma situação de extremo risco sobre a qual podem ser necessárias medidas extremas no futuro para solucionar problemas. Essa dica vale tanto para oportunidades que surgem inesperadamente, quanto para os momentos de crise.

3. Mantenha o seu foco nos seus propósitos durante os momentos difíceis

O empreendedorismo não é sempre um mar de rosas. Na realidade, o caminho para o sucesso é majoritariamente feito de desafios. Por isso, é fundamental saber manter a calma e o foco nos seus propósitos. Isso significa não desanimar quando surgirem intercorrências, mas sim tentar enxergar todo o cenário, identificar o problema exato e buscar alternativas criativas. Atitudes como essa também ajudam a evitar erros como os do tópico anterior. Quando estamos focados no propósito do negócio, dificilmente agimos por impulso.

4. Saiba ser organizado, cumprir tarefas e delegar

Um erro muito comum entre aqueles que se aventuram no empreendedorismo é acreditar que conseguem executar todas as tarefas, responsabilizar-se por todos os trâmites e burocracias, e fazer tudo isso com excelência. A realidade é que uma das habilidades mais importantes para um empreendedor é saber ser organizado.

Na prática, isso significa ter o controle sobre tudo o que acontece. Tanto das tarefas em que ele é o grande especialista, quanto de saber delegar aquelas que seriam melhor realizadas por outros profissionais. O resultado é a mente livre para se preocupar com o que realmente precisa da atenção do dono do negócio para acontecer.

O empreendedorismo é uma opção entusiasmante e que pode trazer excelentes resultados para aqueles que se aplicam. Além de entender sobre a administração de um negócio, sobre o mercado no qual atua, é importante ter uma mentalidade vencedora e preparada para superar os desafios. E, acredite, eles são constantes.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×