Descontrole é fatal em investimentos financeiros: aprenda a acompanhar

Descontrole é fatal em investimentos financeiros: aprenda a acompanhar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

investimentos financeiros

Para se conquistar voos mais altos, é preciso sair da sua zona de conforto e buscar por alternativas que te ajudem a crescer. Quando falamos sobre investimentos financeiros, muitas pessoas ficam preocupadas, pois não sabem como acompanhar as operações, seguindo no total descontrole.

Por conta disso, é comum os brasileiros optarem pela poupança, uma forma de investir o dinheiro sem se preocupar tanto com o acompanhamento dos resultados. No entanto, a poupança é um dos investimentos financeiros com menor rentabilidade do mercado, o que dificulta a realização dos planos do investidor.

Se você também se acomodou com a poupança, mas percebe que é preciso mudar, nós te convidamos para ler este post até o fim, pois iremos apresentar dicas de como acompanhar os investimentos financeiros de forma efetiva e sem estresse.

Faça um planejamento

Para conseguir acompanhar os investimentos financeiros é importante elaborar um plano para cada modalidade aplicada. Pensando que nesse momento você está deixando a poupança de lado para alcançar melhores resultados, a dica é definir alguns pontos para cada um dos seus investimentos financeiros.

Suponha-se que você esteja investindo no Tesouro Direto, no CDB e na bolsa de valores. Para cada modalidade, você deve definir:

  • Quanto quer ter em recursos de curto, médio e longo prazo;
  • Quais são os seus objetivos com o dinheiro.

Seguir esse pequeno planejamento é importante para acompanhar os seus investimentos financeiros, isso porque quem estipula um planejamento sem mudá-lo por impulso é capaz de atingir os seus objetivos de forma mais eficaz.

investimentos financeiros

Defina uma periodicidade para acompanhar os investimentos financeiros

Com o plano em mãos e com o dinheiro aplicado, o investidor pode sentar e esperar pelos ganhos? A resposta é não! Esse tipo de comportamento pode levar a um total descontrole financeiro.

A dica é estipular a periodicidade que você deve acompanhar os seus investimentos financeiros. Para planos com foco a médio e curto prazo, é recomendado verificar as aplicações ao menos uma vez por mês. Análises diárias nesses casos podem acabar causando nervosismo e ansiedade, que levam o investidor a tomar medidas impulsivas.

Para saber se os investimentos financeiros estão caminhando bem é importante verificar se os resultados estão seguindo como planejado ou se é preciso pensar em mudanças para que o seu objetivo maior seja alcançado.

Saiba como analisar a rentabilidade de forma consciente

Acompanhar os investimentos financeiros é uma tarefa muito importante para quem quer ter bons resultados. Mas, uma etapa difícil para os investidores é a análise dos rendimentos. Antes de se assustar com os números, é necessário conhecer o nível de risco e a volatilidade do ativo.

Por exemplo, se o fundo escolhido tem uma volatilidade de 6% e caiu 1%, não é preciso se preocupar, pois a queda está dentro do esperado para essa modalidade. A dica é buscar todas essas informações antes de realizar os investimentos financeiros para poder balancear o risco e a volatilidade que te ajudará a tomar as melhores decisões.

Agora que você já conhece algumas formas de acompanhar os seus investimentos financeiros, evitando o descontrole fatal, confira também em nosso blog o post que apresenta as 4 razões para fazer um curso de finanças.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×