Conhece o poder de uma meta bem estabelecida?

Conhece o poder de uma meta bem estabelecida?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

meta

Projetar uma meta é algo bastante comum em nosso dia a dia, seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas, nem sempre nos atentamos ao poder de uma meta bem estabelecida. Afinal, nem tudo o que projetamos todos os dias pode ser considerado uma meta com potencial. Isso porque é preciso analisar vários aspectos antes de traçar uma meta e, por isso, esse processo requer um certo tempo.

Se você nunca parou para pensar no poder de uma meta bem estabelecida, chegou o momento de você fazer uma breve análise dos objetivos que você já conseguiu alcançar na sua vida pessoal e profissional. Certamente, boa parte deles foram alcançados após a projeção de uma meta, que foi executada de forma correta durante o percurso.

Para que você visualize com mais clareza a força de uma meta bem estabelecida, reunimos na sequência deste post alguns pontos que mostram a eficácia dessa estratégia na vida de todos. Não perca!

Defina a prioridade de cada meta

Cada um de nós temos uma série de objetivos que gostaríamos de realizar, porém, trabalhar com muitas metas pode fazer com que você se perca no meio do caminho e não alcance nenhum dos planos. Priorizar a meta mais importante para você nos próximos meses ou anos é uma forma de garantir mais assertividade no cumprimento.

Mas, isso não quer dizer que você tenha que estabelecer apenas uma meta e esperar que ela seja concluída para projetar a próxima. A dica é listar o grau de prioridade de cada objetivo, identificando-os em curto, médio ou longo prazo. Assim, é possível trabalhar com uma grande meta e também com metas menores.

Na vida profissional, pode ser que a quantidade de metas estabelecidas seja maior, mas a lista de prioridade continua valendo, até mesmo para você não correr o risco de cair na desorganização e na improdutividade.

meta

Utilize uma metodologia para traçar uma meta bem estabelecida

Para te ajudar a organizar todos esses objetivos, é interessante seguir alguma metodologia. Uma das mais conhecidas para estabelecer bem uma meta é a metodologia SMART. Com ela, você poderá planejar as metas seguindo alguns critérios. São eles:

Metas específicas: evite metas vagas e abstratas, foque nos objetivos claros e concretos.

Metas mensuráveis: a sua meta precisa ser acompanhada continuamente, pois com essa gestão é possível medir o progresso de cada etapa.

Metas alcançáveis: sonhar é ótimo, mas na hora de traçar uma meta é preciso ser realista, do contrário, você poderá ficar frustrado.

Metas relevantes: pense na importância da meta para você ou para sua empresa e levante os prós e contras que ela pode oferecer.

Metas temporais: como mencionado acima, definir o prazo para concluir a sua meta é fundamental, pois garante que você não se entregue a procrastinação.

Mantenha o foco

Com o passar do tempo, é comum perdermos um pouco o foco no cumprimento da meta, mas é preciso ficar atento a essa questão, pois a perda do foco pode arruinar os seus planos. Para desfrutar de uma trajetória tranquila, é fundamental seguir o planejamento que sugerimos anteriormente. Claro que os imprevistos ocorrem e eles até servem para nos dar um “empurrãozinho”, mas a definição dos passos te ajuda a seguir com segurança e foco rumo ao sucesso.

Hoje, mostramos um pouco do poder de uma meta bem estabelecida e também reunimos algumas dicas de como ser assertivo nesse planejamento. E você, já foi impactado com os resultados de uma meta bem estabelecida? Conte a sua experiência para nós nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×