Bitcoins: cilada ou um bom investimento?

Bitcoins: cilada ou um bom investimento?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

bitcoins

Os investimentos em bitcoins são o assunto do momento. E basta introduzir o assunto em uma roda de conversas para encontrar pessoas com opiniões completamente diferentes sobre essa ser uma boa opção ou não para fazer o seu dinheiro render. Independentemente de qual for o seu posicionamento, uma coisa é certa: esse assunto gera bastante polêmica.

E a verdade é que quando tratamos de inovações como essa, é realmente difícil entender o que está por trás de o universo das bitcoins. Afinal de contas, grande parte da operação por trás dessa moeda são tão novas e diferentes do que estamos acostumados, que fica realmente difícil entender o que é verdade e o que é especulação.

Pensando nisso, e sempre com o objetivo de te apresentar todos os fatos possíveis, preparamos um conteúdo que vai acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas. Veja agora se bitcoins são um bom investimento ou uma cilada financeira.

Bitcoins: o que são e como funcionam suas operações?

Bitcoins não são como o dólar e o real, por exemplo, com as quais é possível fazer quaisquer tipos de operações ou colocar notas no bolso e fazer compras no seu dia a dia. Essa é uma moeda virtual ou, como o termo específico define, são criptomoedas. Isso quer dizer que elas existem apenas em locais virtuais e suas transações são totalmente criptografadas.

Por causa dessa característica, não existe uma casa da moeda que fabrica bitcoins. Na realidade, essa moeda é mineirada por meio de diversos computadores ligados em rede e que devem solucionar problemas. O mais comum é que existam pools de mineração. Isto é, grupos que mantém seus computadores ligados 24 horas por dia rodando o software. Quando aquela mineração terminar, o pool recebe 25 bitcoins para dividir entre os funcionários.

bitcoins

Desvantagens: quais são os argumentos usados para desencorajar os argumentos?

Existem três grandes argumentos contra o investimento em bitcoins. O primeiro deles se refere ao fato de que essa é uma moeda virtual e, portanto, está sujeita a simplesmente desaparecer e deixar todos os investidores com os bolsos vazios. Esse ponto está diretamente ligado ao segundo argumento que é o fato de que as criptomoedas não estão sujeitas à regulação de nenhum órgão, como o Banco Central, por exemplo. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam que os bitcoins vivem em uma terra sem lei e, portanto, não podem oferecer qualquer tipo de segurança aos investidores.

O terceiro e último ponto é o mais polêmico. Por se tratar de uma moeda criptografa, todas as informações relativas a quaisquer operações realizadas com elas são sigilosas e completamente anônimas. Na prática, você pode usá-la para fazer negócios com pessoas que confia e não existirão problemas. Entretanto, essa característica faz com que as moedas virtuais sejam utilizadas por hackers e frequentadores da deepweb para realizar transações ilegais.

Vantagens: por que investir em bitcoins PODE SER um bom negócio?

Um ponto muito importante que devemos tratar aqui é o fato de que toda inovação enfrenta uma parcela de resistência quando é apresentada ao mercado. Principalmente quando ela opera por meio de regras não convencionais. Por isso, antes de aceitar o conselho de um investidor conservador, entenda se a opinião contra as criptomoedas não se traduz apenas como uma resistência à inovação.

Por fim, o fator que mais atrai investidores para esse tipo de transação é o fato de que muitas pessoas viram seu faturamento multiplicar muito em pouco tempo. São patamares financeiros que nenhuma outra moeda foi capaz de atingir até hoje. E, claro, se os grandes e experientes investidores estão apostando nessa forma de rendimento, por que ficar amedrontado em colocar uma parcela do seu dinheiro em criptomoedas?

Os investimentos em bitcoins continuarão a ser polêmicos até que algo aconteça para bater o martelo nessa história de uma vez por todas. A verdade é que existem argumentos positivos e negativos, assim como todas as outras modalidades de investimentos do mundo. Por isso, o segredo para entender se essa é uma operação vantajosa ou uma cilada está em identificar o seu perfil de investidor.

Você investiria em bitcoins? Conte nos comentários o porquê dessa opinião.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×