4 técnicas para a gestão do tempo

4 técnicas para a gestão do tempo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

gestão do tempo

Ter uma boa gestão do tempo é um dos principais desafios dos profissionais nos dias de hoje. Isso porque o número de tarefas diárias não para de aumentar, e elas sempre surgem com o caráter de urgência. Mas, manter o controle e saber fazer uma gestão assertiva do tempo é fundamental para que o profissional alcance a produtividade, planeje as suas ações e evite cair na procrastinação.

Como não é tão simples aplicar uma boa gestão do tempo na rotina profissional, é importante que todos conheçam e comecem a utilizar técnicas para a gestão do tempo. A seguir, iremos apresentar para você 4 dicas valiosas que te ajudarão a produzir mais e melhor, sem comprometer muito o seu tempo. Confira!

1. Faça um planejamento diário e outro semanal

Como mencionado no início, o número de tarefas a serem realizadas no trabalho não para de crescer. Porém, os profissionais que se dedicam a planejar as atividades diárias e semanais não sofrem tanto com os imprevistos. Isso porque, durante o planejamento, ele já fez a sua gestão do tempo, determinando o período destinado para cada atividade. Com isso em mãos, é mais fácil reorganizar as tarefas de acordo com a prioridade e tempo disponível.

2. Delegue tarefas

Na ânsia de serem eficientes, muitas pessoas acabam se sobrecarregando de atividades e isso impacta negativamente na gestão do tempo e, claro, na produtividade. Só de pensar que não irá dar conta de tudo, o profissional pode entrar em um estado de desespero, que irá impedi-lo de ser eficaz até mesmo nas tarefas que ele domina.

Delegar é fundamental para o sucesso da gestão do tempo. Muitos empreendedores que estão iniciando as suas operações apresentam dificuldades para abrir mão do controle e entregar atividades para os seus funcionários. É preciso confiar e delegar tarefas para o time, afinal uma empresa não se mantém apenas na mão de uma pessoa.

gestão do tempo

3. Saber dizer não é uma técnica para a gestão do tempo

Colaborar para o bom andamento da empresa é uma característica de destaque no perfil dos profissionais, porém, se você é procurado sempre que há um problema a ser resolvido ou uma decisão a ser tomada, mesmo que fuja da sua área, é preciso aprender a dizer não.

Há situações em que é imprescindível colaborar, mas também há muitas outras em que, por comodidade, o profissional é acionado, comprometendo a sua gestão do tempo. A dica é analisar caso e verificar quão importante é a sua participação. Dizer não com educação, apresentando os motivos para a recusa é uma forma eficaz de fazer a gestão do tempo no trabalho.

4. Agilize as reuniões

Por fim, mais uma técnica para a gestão do tempo de a ver com a otimização das reuniões. Durante a semana, é comum serem marcados diversos encontros com colaboradores, fornecedores e clientes. Essas reuniões são importantes para o progresso das empresas, porém elas podem ser também as grandes vilãs da gestão do tempo.

Abordar assuntos fora do escopo acaba tornando o encontro muito mais longo do que o necessário. Além disso, empreendedores com perfil centralizador costumam querer participar de todas as reuniões agendadas. A dica é estipular um tempo de início e término para as reuniões e permitir que outros colaboradores assumam o comando do encontro, garantindo uma melhor gestão do tempo.

No artigo de hoje, apresentamos 4 técnicas para a gestão do tempo. Se você quer continuar por dentro dos assuntos ligados a gestão e empreendedorismo, veja também em nosso blog o post que mostra o poder de uma meta bem estabelecida.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×